30ª edição do Chocolat Festival, em Ilhéus.

Governador Jerônimo vai prestigiar a abertura do evento.

NOTÍCIAS

7/21/2023

O evento chega à edição de número 30 e se tornou o mais importante festival de chocolate e cacau da América Latina. O Chocolat Festival 2023 acontecerá de 20 a 23 de julho, em Ilhéus, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, e vai contar com mais de 300 expositores, 120 marcas diferentes e programação extensa com renomados chefs, palestras e painéis.

Segundo o organizador do evento, o publicitário e produtor, Marco Lessa, desde a primeira edição em 2009, o Chocolat Festival já atraiu mais de um milhão de visitantes e cerca de 80 mil certificações foram concedidas a participantes em oficinas, cursos técnicos e gastronômicos. Ele ressalta ainda que o evento fomentou o surgimento de mais de 350 marcas.

Além de Ilhéus, o festival já percorreu outras 7 cidades brasileiras e esteve também, na Europa, em Porto, Portugal.

A abertura, nesta quinta-feira (20), às 18h, contará com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e diversas autoridades. Em março deste ano, o Governo Estadual inaugurou a ChocoSol - primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil - que teve investimento de R$ 523 mil e tem capacidade para produzir 1,2 tonelada de chocolate. A ChocoSol tem sede na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - no bairro Salobrinho, em Ilhéus, e vai beneficiar cerca de 300 famílias. 

O CEEP Nelson Schaun (Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate) vai estar expondo produtos da sua fábrica-escola, em Ilhéus, que conta com cerca de 243 estudantes no curso de Agroindústria.

Por Marcos Bezerra/TranscendNews

Foto: Ana Lee