Brasil apresenta queda insignificante nos assassinatos.
Bahia lidera em número de mortos, mas endurece contra criminosos.
POLÍCIANOTÍCIAS
Segundo o Anuário 2023 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP - houve queda no número de assassinatos no país em 2022 com relação a 2021. Por outro lado, o número de estupros registrados no ano passado foi o maior da história: foram 74.930 vítimas. Um crescimento de 8.2% em comparação a 2021. Um dado que causa revolta mostra que 61,4% das vítimas desse tipo de covardia foram crianças de 0 a 13 anos de idade. Na maioria dos casos, os agressores são pessoas conhecidas ou fazem parte da família.
As despesas com segurança pública tiveram crescimento de 11,6% se comparadas a 2021 e chegaram a R$ 124,8 bilhões. Este valor deve subir ainda mais diante da urgência em se reduzir os casos de violência registrados no anuário do FBSP. O mínimo que a sociedade espera é que todo esse considerável valor seja aplicado nas políticas corretas de combate ao crime.
Os estados do Amapá e da Bahia registraram as maiores taxas na redução do número das mortes violentas intencionais: 50,6% e 47,1% respectivamente. No entanto, em números absolutos, é a Bahia que lidera o ranking de mortes violentas no Brasil com 6.670 mortes em 2022 por conta da violência. O estado do Rio de Janeiro fica em segundo lugar com 4.513 mortes. Os dois estados são os líderes nacionais em mortes por intervenção policial. A Bahia lidera nesse quesito também, pois foram registradas 1.464 mortes em 2022. Aumento de quase 10% com relação a 2021. Esse dado mostra que as polícias baianas estão sendo mais enérgicas no combate ao crime.
De acordo com o anuário, dentre as 50 cidades mais violentas do Brasil com população acima de 100 mil habitantes, a Bahia tem 12 cidades inclusas nesse ranking e todas elas estão entre as 25 mais violentas, sendo que quatro municípios baianos encabeçam a lista: Jequié (taxa de 88,8), Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari. A cidade sulbaiana de Ilhéus, ocupa a 14ª colocação com taxa de 62,1.
Para reforçar o aparelhamento da Polícia Militar da Bahia, o Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (09), 84 novas viaturas para 12 Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT's), sendo que 27 desses veículos são semiblindados. Para a Companhia Independente de Policiamento Tático Extremo Sul, com sede em Teixeira de Freitas, foram destinadas 6 viaturas. Já a Companhia Independente de Policiamento Tático Sul, em Ilhéus, foi contemplada com 7 viaturas. O investimento foi acima de R$ 9 milhões, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. A solenidade de entrega foi realizada no Farol da Barra, em Salvador. O governador, jerônimo Rodrigues, disse que vai cumprir o compromisso de programa de governo com relação à segurança pública e que novas entregas serão realizadas em breve.
Foto capa: Manu Dias/Gov-BA
Por Marcos Bezerra/TranscendNews