Comunidade indígena de Olivença é beneficiada com água tratada.

Embasa investiu R$ 163 mil em obras na comunidade da Aldeia Igalha.

NOTÍCIAS

12/17/2024

A Embasa implantou uma importante melhoria para a qualidade de vida da comunidade da Aldeia Igalha, localizada em Olivença, Ilhéus. Com o objetivo de expandir o acesso à água potável, a empresa concluiu no mês passado a extensão da rede de distribuição, beneficiando cerca de 55 famílias da região. A obra incluiu também a instalação de uma estação de bombeamento para atender as áreas mais altas da localidade, proporcionando um serviço de água encanada e tratada diretamente nas casas dos moradores.

O gerente da Embasa em Ilhéus, Felipe Madureira, observa “que a obra também regularizou as ligações clandestinas na rede de distribuição de água”. O investimento, que totalizou quase R$ 163 mil, reflete o compromisso da Embasa com o bem-estar e a qualidade de vida dos indígenas da etnia Tupinambá, distribuídos em 23 aldeias na região de Olivença. O cacique José Magalhães destacou a melhoria significativa trazida pela obra: "Antes, a comunidade dependia de uma nascente para buscar água com muita dificuldade. Agora, a água chega diretamente nas torneiras de nossas casas, tratada e de melhor qualidade."

O gerente regional da Embasa, Uillas Batista, destaca que “a iniciativa não apenas proporciona melhores condições de saúde e bem-estar para os moradores da Aldeia Igalha, mas também promove o desenvolvimento sustentável da região, com a preocupação de garantir o acesso universal à água potável”. Dessa maneira, a Embasa contribui para o fortalecimento das tradições e da cultura das comunidades indígenas, que historicamente têm dificuldades de acesso a serviços básicos, como saneamento e abastecimento de água tratada.

Unidade de Comunicação Empresarial - Embasa