Governador da Bahia defende ações conjuntas no enfrentamento à violência nas escolas.

Jerônimo Rodrigues esteve com Lula, em Brasília.

NOTÍCIAS

4/20/20232 min read

Chefes de governo, nas três esferas, além de ministros, estiveram reunidos para definir ações integradas de combate às ações violentas nas escolas do país.

Foto: Ricardo Stuckert

A reunião foi realizada, ontem, terça-feira, 18, no Palácio do Planalto, em Brasília e contou com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foram discutidas políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nos espaços educacionais de todo o país. A finalidade do encontro é desenvolver estratégias de promoção da paz e de combate aos discursos de ódio e ideias extremistas.

O presidente Lula, destacou a importância da união dos poderes para buscar soluções. "Precisamos levar em conta que a humanidade está mudando de padrão de comportamento e que nós, governantes, temos a responsabilidade de não permitir que a sociedade deixe de ser uma sociedade dotada de humanismo e que o ódio prevaleça sobre o bem", enfatizou.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a relevância de ações conjuntas entre todas as esferas. "Reafirmo a importância de ter um Governo Federal que chama a responsabilidade pra si, mas que compartilha, ao mesmo tempo. Não a toa, estamos os 27 governadores aqui, junto com representantes dos municípios, do Senado, Congresso, STF e STJ para juntos, decidirmos sobre ações pedagógicas, saúde mental, infraestrutura e segurança nas escolas", afirmou o governador.

A secretária estadual de educação da Bahia, Adélia Pinheiro, pontuou que o diálogo é uma ferramenta importante na busca de soluções e para retomar as práticas de paz e solidariedade. "O Governo Federal deixou claro que está preocupado em acompanhar o processo de busca da recuperação da cultura do cuidado e respeito com o outro". Afirmou a gestora, em Brasília.

Na Bahia, foi criado, no último dia 15, o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE). A Secretaria de Educação do Estado (SEC), coordenadora do Comitê, atua em regime de plantão, dispondo de serviço de orientação à comunidade escolar. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) está desenvolvendo ações integradas à SEC, à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e à rede privada de ensino, disponibilizando um canal de comunicação direta, através do número 181, para registro de denúncias de ameaças em ambientes educacionais do Estado.

Por: Marcos Bezerra/TranscendNews e Laís Nascimento

Relacionadas