Governador da Bahia defende ações conjuntas no enfrentamento à violência nas escolas.
Jerônimo Rodrigues esteve com Lula, em Brasília.
NOTÍCIAS
Chefes de governo, nas três esferas, além de ministros, estiveram reunidos para definir ações integradas de combate às ações violentas nas escolas do país.
Foto: Ricardo Stuckert
A reunião foi realizada, ontem, terça-feira, 18, no Palácio do Planalto, em Brasília e contou com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foram discutidas políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nos espaços educacionais de todo o país. A finalidade do encontro é desenvolver estratégias de promoção da paz e de combate aos discursos de ódio e ideias extremistas.
O presidente Lula, destacou a importância da união dos poderes para buscar soluções. "Precisamos levar em conta que a humanidade está mudando de padrão de comportamento e que nós, governantes, temos a responsabilidade de não permitir que a sociedade deixe de ser uma sociedade dotada de humanismo e que o ódio prevaleça sobre o bem", enfatizou.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a relevância de ações conjuntas entre todas as esferas. "Reafirmo a importância de ter um Governo Federal que chama a responsabilidade pra si, mas que compartilha, ao mesmo tempo. Não a toa, estamos os 27 governadores aqui, junto com representantes dos municípios, do Senado, Congresso, STF e STJ para juntos, decidirmos sobre ações pedagógicas, saúde mental, infraestrutura e segurança nas escolas", afirmou o governador.
A secretária estadual de educação da Bahia, Adélia Pinheiro, pontuou que o diálogo é uma ferramenta importante na busca de soluções e para retomar as práticas de paz e solidariedade. "O Governo Federal deixou claro que está preocupado em acompanhar o processo de busca da recuperação da cultura do cuidado e respeito com o outro". Afirmou a gestora, em Brasília.
Na Bahia, foi criado, no último dia 15, o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE). A Secretaria de Educação do Estado (SEC), coordenadora do Comitê, atua em regime de plantão, dispondo de serviço de orientação à comunidade escolar. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) está desenvolvendo ações integradas à SEC, à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e à rede privada de ensino, disponibilizando um canal de comunicação direta, através do número 181, para registro de denúncias de ameaças em ambientes educacionais do Estado.
Por: Marcos Bezerra/TranscendNews e Laís Nascimento