Ilhéus ganha Policlínica Regional de Saúde. A 26ª inaugurada no Estado.
Foi inaugurada também uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
NOTÍCIAS
O km 05 da BR-415 (Rodovia Jorge Amado) já se tornou uma referência em atendimento à saúde de milhares de pessoas de Ilhéus e região. Além do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), que completará 06 anos de inaugurado na próxima sexta-feira, agora o Governo da Bahia entregou à população a 26ª Policlínica Regional de Saúde. O novo equipamento teve investimento de quase R$ 38 milhões e está localizado ao lado do HRCC.
Além de Ilhéus, a Policlínica vai atender também às cidades de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca. Os moradores desses municípios terão acesso à consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade. O consórcio dessas dez cidades vai ficar responsável por 50% do custeio de operacionalização da Policlínica.
O governador, Jerônimo Rodrigues, disse em seu discurso que incluiu mais sete policlínicas no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para que outras regiões do Estado sejam contempladas com o equipamento de saúde. Ele entregou, como parte da Policlínica, seis micro ônibus e seis vans e fez também a entrega de duas ambulâncias: uma para o Hospital Regional Costa do Cacau e outra para o município de Ilhéus.
Uma UBS (Unidade Básica de Saúde) foi inaugurada logo no início do acesso ao HRCC e ao Condomínio Cachoeira. A unidade vai dispor de consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas de vacinas e de curativos. A UBS vai beneficiar cerca de seis mil habitantes da região e está localizada a pouco mais de um km do bairro Banco da Vitória. O medo e a queixa de muitos moradores da localidade é que o Posto de Saúde, que já não funciona a contento, venha a ser desativado pela Prefeitura de Ilhéus. Aliás existe uma estrutura física de um outro posto de saúde no bairro que nunca foi inaugurado.
Posto de Saúde do Banco da Vitória
Estrutura abandonada no Loteamento
Foto: Marcos Bezerra
Foto: Marcos Bezerra
Foto: Marcos Bezerra
Nova UBS inaugurada
Com essas inaugurações, o Governo do Estado transformou esse trecho da rodovia Ilhéus-Itabuna em um verdadeiro complexo de saúde. Resta observar se os equipamentos vão funcionar de forma adequada e ininterrupta, pois têm ocorrido atrasos salariais e falta de medicamentos e material básico, a exemplo do que vem acontecendo no Hospital Regional Costa do Cacau. O modelo de terceirização da administração dos hospitais que o Governo da Bahia adotou há alguns anos têm se mostrado falho, em muitos casos. Empresas têm vencido licitações e ao menor atraso (normal em todas as esferas de governo) dos repasses, elas não conseguem honrar a folha salarial e nem repor os medicamentos e o estoque dos materiais. Não têm lastro para manter os atendimentos de um serviço tão primordial para a população.
Fica a pergunta...pra que terceirizar, então? Coisas da política.
Foto capa: Manu Dias - Gov/BA
Por Marcos Bezerra/TranscendNews