Inaugurado Colégio de Tempo Integral
NOTÍCIAS


O modelo de escola de tempo integral da Bahia, chamou a atenção do governo federal e motivou a visita da ministra do esporte, Ana Moser, a Ilhéus.
Ana Moser, ministra do esporte, Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, Adélia Pinheiro, secretária de educação e o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.
Foto Rafael Martins/Gov-BA
A décima primeira unidade, o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, foi entregue pela gestão do governador, Jerônimo Rodrigues, em Ilhéus, dia 23 de março deste ano. Foram investidos R$ 27 milhões na obra que está situada no Centro Social Urbano (CSU), na Barra, zona norte da cidade. a Prefeitura de Ilhéus cedeu o terreno e requalificou o acesso ao local.
Na oportunidade, o governador, Jerônimo Rodrigues, entregou um ônibus escolar, fruto de emenda do vice-prefeito, Bebeto Galvão, quando estava na Câmara Federal. Outros 80 veículos foram entregues pelo Governo do Estado a 78 municípios baianos. Um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões.
O colégio inaugurado tem capacidade para acolher 2.500 alunos, em jornadas de 7 a 9 horas, o colégio dispõe de 24 salas climatizadas e oferece formação técnica, incluindo aulas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), nos cursos de administração, informática e panificação. Além disso, a unidade tem vagas para alunos que estão ingressando no Ensino Médio e para os que já tenham concluído esta etapa do ensino e almejam formação técnica.
A escola é equipada com refeitório, laboratórios de química, física, biologia e informática. Possui salas de teatro, dança e música, biblioteca, além de estrutura de ponta para desenvolvimento de atividades físicas para os alunos. O colégio conta com ginásio poliesportivo coberto e com arquibancada, campo society com grama sintética e pista de atletismo e uma piscina semiolímpica com vestiários.
A secretária de educação, Adélia Pinheiro, destacou a importância do conjunto de metodologias que vai permitir uma formação ampla do estudante para ele escolher o que quer ser no futuro. Ela falou também que já existem mais de 350 escolas de tempo integral na Bahia atendendo a mais de 58 mil estudantes. Adélia ressaltou ainda a preocupação do Governo da Bahia com a educação inclusiva e a adoção de uma política pública voltada para amparar os alunos com necessidades especiais. A secretária lembrou que foi lançado edital, na ´terça-feira, para contratação de profissionais para a Educação Especial no Reda (Regime Especial de Direito Administrativo).
Nossa reportagem perguntou à secretária sobre o fato de alguns veículos da mídia terem cogitado o nome dela para ser pré-candidata à Prefeitura de Ilhéus. Ela desconversou e disse estar focada na missão junto ao governador, Jerônimo Rodrigues, à frente da Secretaria de Educação do Estado.
Com um conceito inovador, esse modelo de escola chamou a atenção do Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ministerial. Para verificar o projeto de perto, a ministra do esporte, Ana Moser, se deslocou até Ilhéus e acompanhou a solenidade de inauguração junto com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a secretária de educação, Adélia Pinheiro, o prefeito, Mário Alexandre, a deputada estadual, Soane Galvão, o deputado federal, Josias Gomes e outras autoridades. A ministra, Ana Moser, destacou a importância de oferecer uma educação de qualidade aos jovens e ao mesmo tempo, encaminhá-los no esporte. Na oportunidade, foram assinados dois memorandos de entendimento entre a Bahia e o Governo Federal: o primeiro para implementar o Projeto Piloto do Programa Rede de Desenvolvimento do Esporte; e o segundo para o Estado sediar os Jogos Brasileiros de Futsal Escolar, masculino e feminino, na categoria de 15 a 17 anos (infantil).
A escola foi batizada com o nome de um dos maiores historiadores do estado: Carlos Roberto Arléo Barbosa que nos deixou em fevereiro do ano passado, aos 82 anos. Ele fazia parte da Academia de Letras de Ilhéus, lecionou na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) de 1974 a 2008 e em outras escolas de ilhéus, além de ter sido fundador do Colégio Fênix.
Por: TranscendNews