Itabuna completa 113 anos presenteando sua população.

O prefeito, Augusto Castro, acompanhado de Jerônimo, entrega diversas obras neste 28 de julho.

NOTÍCIAS

7/28/2023

A cidade sulbaiana de Itabuna completa mais um ano, nesta sexta-feira (28). Em 1910, a então Aldeia de Tabocas se transformou em Itabuna e, ao longo desses 113 anos de história, se tornou uma das principais cidades do estado da Bahia. Diante da importância do município, Jerônimo Rodrigues, estará cumprindo agenda na cidade. Após missa solene na Catedral de São José, o governador e o prefeito, Augusto Castro, acompanhados de secretários e autoridades, entregarão importantes obras para os cidadãos.

Destaque para a inauguração da primeira etapa da reforma e requalificação do Hospital São Lucas, no bairro Santo Antônio. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 3 milhões. Ligada à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a unidade hospitalar vai disponibilizar 101 leitos para média e alta complexidade, sendo 10 UTI's, e contará também com unidade de hemodiálise com 50 máquinas que funcionarão em três turnos. O Hospital São Lucas será 100% voltado para atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outra importante ação será a autorização de edital que vai licitar obra, orçada em R$ 10 milhões, para ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade que prevê a construção de dois novos reservatórios e novas redes adutoras.

O governador irá também ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) de Itabuna para entregar uma unidade do Credibahia, espaço onde serão oferecidas linhas de microcréditos para empreendedores formais. Na oportunidade, serão certificadas as mulheres que participaram do Projeto "Mulheres Grapiúnas - Alimentando o amanhã com inclusão socioprodutiva e trabalho decente. Ainda receberão certificação 55 beneficiários do Projeto Qualifica Bahia PCD.

O prefeito, Augusto Castro, iniciou as inaugurações na véspera do aniversário da cidade, quando inaugurou, na quinta-feira (27), a nova Casa Bolsa Família, onde serão prestados serviços às pessoas mais carentes, vinculadas ao CadÚnico - Casdastro Único - e beneficiárias de programas sociais.

Por Marcos Bezerra/TranscendNews

Foto: Pedro Augusto