Ministro Flávio Dino e governador Jerônimo entregam equipamentos para reforçar segurança na Bahia.

Sala de videomonitoramento com reconhecimento facial está inclusa no pacote.

POLÍCIANOTÍCIAS

5/30/2023

A cerimônia de entrega dos equipamentos aconteceu no Centro Histórico de Salvador e contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, e outras autoridades. No evento, o ministro Flávio Dino, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, apresentou o novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal e também inaugurou a sala de videomonitoramento no 18º Batalhão da Polícia Militar (18º BPM), que vai contar com suporte e equipamentos para realizar reconhecimento facial, além do reforço de mais 96 câmeras que vão monitorar toda a área do Centro Histórico.

Flávio Dino explicou que o Pronasci  tem estratégias traçadas com base em dados de 163 cidades brasileiras que, juntas, respondem por metade dos crimes cometidos em todo o território nacional. "Vamos focar nesses municípios. Muitos, inclusive, estão na Bahia". O ministro afirmou que estas cidades vão receber uma atenção prioritária. Flávio Dino pontuou ainda os cinco eixos do programa nacional: combate ao feminicídio, combate ao racismo, assistência ao trabalho de presos e dos egressos, vítimas de violência e capacitação dos profissionais.

O ministro entregou, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), 19 viaturas, sendo quatro delas descaracterizadas, 2 viaturas Ford Ranger 4x4 da Força Nacional, 9 drones, 136 pistolas Beretta 9mm, kits com 20 pistolas, 3.050 unidades de munição calibre 9mm. Quase 4 milhões de reais foram destinados à Bahia. "Temos muito orgulho do que está sendo feito na Bahia e, hoje, aqui com Dino, celebramos a retomada das políticas de segurança pública em todo o Brasil". afirmou o governador da Bahia. Jerônimo ainda reforçou que, até o ano passado, o Estado não contava com o apoio do Governo Federal e que, agora, com o Pronasci 2, o Estado e municípios terão orçamento para a área.

Por meio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o Governo também entregou 68 motocicletas que serão utilizadas em unidades operacionais da capital e do interior. Foram aportados também R$ 6,9 milhões para a aquisição de 27 viaturas para Batalhões e Companhias de Polícia Rodoviária. Segundo o secretário, Marcelo Werner, a iniciativa visa fortalecer as estratégias de segurança não só na capital, mas em toda a Bahia.

Foto capa: Camila Souza/Gov-BA

Por Marcos Bezerra/TranscendNews

Foto: Joá Souza/Gov-BA