Ministros Waldez Góes e Rui Costa lançam o Morada Nova, em Itabuna.

Programa vai beneficiar desabrigados pelas enchentes de 2021.

NOTÍCIAS

4/25/20232 min read

A solenidade lotou o Teatro Municipal Candinha Dória, nesta segunda-feira (24). Mais de 600 pessoas estiveram no local. O titular do Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi acompanhado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, além de deputados federais e estaduais, secretários do governo baiano, prefeitos e outras lideranças.

O Governo Federal vai investir R$ 82,9 milhões na construção de 696 casas destinadas às famílias que perderam suas moradias durante a enchente, em dezembro de 2021, do rio Cachoeira, em Itabuna. As casas do Programa Morada Nova serão destinadas aos desabrigados das ruas da Bananeira e de Palha e do bairro Nova Itabuna. Foram assinadas ordens de serviço para a primeira etapa do projeto, o Vida Melhor I, no bairro São Lourenço, que terá 431 casas, próximo ao posto Atalaia; para a segunda etapa, o Vida Melhor II, com 265 moradias, próximo ao bairro Jorge Amado; e para a construção de dois parques lineares à beira-rio, com 6 km de extensão e que contarão com quadras poliesportivas e de tênis, pista de cooper, etc.

Além disso, o Governo do Estado já está construindo 80 casas para os desabrigados. Serão entregues 776 unidades habitacionais, no município do Sul da Bahia. Jerônimo disse que "a expectativa é que a gente possa inaugurar em 12 meses, pra gente fazer a entrega dessas quase 700 casas". Jerônimo destacou que "O significado dessa agenda aqui, hoje, é a continuidade de um compromisso assumido por Rui Costa, ainda como governador da Bahia. E agora, com o presidente Lula, nós tivemos a garantia de poder vir aqui dar a ordem de serviço para a construção de 696 residências. São dois conjuntos habitacionais, espaço de convivência e drenagem".

Governador Jerônimo Rodrigues, Prefeito de Itabuna Augusto Castro, ministro Waldez Góes,  secretário Wonei Wolff e o ministro Rui Costa.

Foto: Pedro Augusto

Jerônimo Rodrigues, prefeito Augusto Castro e famílias que serão beneficiadas.

O ministro Waldez Góes disse que a o objetivo maior é garantir atendimento imediato aos municípios atingidos pelos desastres ambientais. Já o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou que a reconstrução dos imóveis e a segurança da população vulnerável são prioridades. Ele sinalizou ainda que o Ministério da Integração vai encabeçar um projeto para contenção de encostas em conjunto com as prefeituras.

Por: Marcos Bezerra/TranscendNews