Mulheres na Construção Civil. Farão mais do que projetar, administrar ou supervisionar as obras?

O trabalho voluntário das mulheres da igreja Testemunhas de Jeová mostra que elas podem sim realizar as tarefas pesadas também.

NOTÍCIAS

11/4/2024

A construção civil é frequentemente vista como um domínio predominantemente masculino, onde a força física e a resistência são valorizadas. No entanto, mulheres estão cada vez mais se destacando neste setor, mostrando que são plenamente capazes de encarar o trabalho braçal e pesado que a indústria requer. O aumento da presença feminina nas obras de construção civil não só é um passo importante para a igualdade de gênero, mas também uma contribuição essencial para o mercado de trabalho.

Ainda é pequeno o número delas que trabalham na construção civil. Em contraste, é grande o número de mulheres voluntárias que participam dos projetos de construção das Testemunhas de Jeová, como o que está ocorrendo em Uruçuca. Elas não precisam ser especialistas, pois recebem todo o treinamento necessário no próprio canteiro de obras, o que inclui normas de segurança e o manuseio dos equipamentos.

O novo templo, que deve ser inaugurado no próximo dia 16, está sendo construído no Centro de Serra Grande, em Uruçuca. Um dos coordenadores da obra, César Costa, disse que "elas são cuidadosas, detalhistas e motivadas a aprender todo tipo de trabalho.

A voluntária, Elaine Borges, de 28 anos, disse que no começo achou que não conseguiria operar as máquinas e fazer os serviços que geralmente são feitos por homens, mas que com o treinamento recebido e a confiança que demonstraram no trabalho dela, aprendeu o que jamais imaginou.

A presença feminina ajuda a quebrar estereótipos e a inspirar as próximas gerações de mulheres a considerar carreiras em áreas tradicionalmente dominadas por homens.

É fundamental que empresas e governos adotem práticas que valorizem a diversidade e criem ambientes de trabalho inclusivos, que respeitem e promovam as habilidades das mulheres, a exemplo do fazem as Testemunhas de Jeová. No mundo todo, as Testemunhas de Jeová realizam reuniões em mais de 118 mil congregações — mais de 12 mil delas no Brasil.

O trabalho braçal e pesado, que antes era visto como exclusivo para homens, agora é compartilhado de forma mais equitativa. O futuro da construção civil é promissor, e as mulheres têm um papel fundamental nesse processo. A mudança é real, e as mulheres na construção civil são, sem dúvida, uma força a ser reconhecida.

Por Marcos Bezerra/TranscendNews

Imagem: Testemunhas de Jeová