No mês da mulher, Ilhéus ganha a primeira campeã mundial.

Em Malta, Rayanne Magalhães obteve a conquista inédita para uma atleta ilheense.

3/25/2024

Dedicação, foco e apoio. Estes foram os requisitos que fizeram com que a karateca ilheense, Rayanne Costa Magalhães, chegasse ao topo do pódio mais uma vez (Ela é penta campeã baiana e campeã do Nordeste). Só que agora, no mundial de karatê shotokan, disputado em Malta, de 21 a 24 de março de 2024.

A República de Malta está situada no sul da Europa, no Mar Mediterrâneo, a menos de 100 km da Itália (no bico da bota). Foi naquele pequeno país (5 vezes menor que a extensão territorial de Ilhéus) que Rayanne obteve sua mais relevante conquista e se mostrou gigante para o mundo ao obter a medalha de ouro, na modalidade kumitê (luta) no Open Internacional de Karatê. A karateca de Ilhéus conquistou também a medalha de prata junto com a equipe brasileira. Mais de 1000 atletas de 35 países participaram do evento em diversas categorias 

A atleta de Ilhéus, começou a praticar o esporte aos 10 anos de idade, em um projeto social. Por sofrer muito bulling na escola, ela se interessou mais pela luta como forma de defesa. Atualmente, Rayanne, com 19 anos, está na faixa verde, e faz parte do Dojo Aprendiz de Samurai com o Sensei, Adson Rôney.

Aliás, o professor conquistou um combo de medalhas em Malta: no open, obteve o 2º lugar na modalidade kumitê e o 3º no kata (técnica dos movimentos); no mundial, Adson Rôney foi vice-campeão no kata, 5º colocado no kumitê e obteve o bronze por equipes.

Para poder viajar e competir no mundial em Malta, Rayanne e seu Sensei, tiveram que recorrer ao apoio de empresários da cidade, vaquinhas on line e rifas para bancar os custos da viagem. Os que apoiaram estão de parabéns e terão um retorno, em breve, com as divulgações que os atletas já começaram a fazer e ainda farão nas entrevistas que serão dadas em vários veículos e matérias que serão feitas em blogs, sites, televisão, etc.

Por Marcos Bezerra/TranscendNews