Obras do Lote 1F da FIOL são autorizadas pelo presidente Lula.
Em Ilhéus, foram assinadas as ordens de serviço.
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A cerimônia foi realizada no km 28 da rodovia BA-262, em Ilhéus, e contou com as presenças do presidente Lula e dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, Renan Filho, dos Transportes, Waldez Goes, da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, alguns secretários estaduais, executivos nacionais e globais da BAMIN, deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades.
Serão investidos R$ 1,1 bilhão que vão gerar 1.200 empregos. O Lote 1F da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) terá 127 km de trilhos, passando por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O Lote 1F vai compor os 537 km de extensão do trecho da ferrovia que liga as cidades de Caetité a Ilhéus. Um consórcio, formado pelas empresas Tiisa e CREC-10, é o responsável pela execução das obras nesse trecho da ferrovia. A BAMIM (Bahia Mineração) opera, em Caetité, a mina Pedra de Ferro e também participará da execução, pois faz parte do grupo Eurasian Resources Group (ERG) que tem vasta experiência em ferrovias, em mais de 15 países. A previsão da BAMIN é que, com a conclusão da ferrovia e do Porto Sul, em 2027, sejam produzidas cerca de 26 milhões de toneladas de minério de ferro, por ano. A FIOL 1 terá capacidade de movimentar 60 milhões de toneladas de cargas por ano. Sendo assim, cerca de 34 milhões de toneladas serão provenientes do agronegócio, principalmente grãos.
Augusto Castro, prefeito de Itabuna, destacou que toda a região será beneficiada e que a ferrovia terá enorme importância para o escoamento de diversos produtos do agronegócio baiano e da mineração do estado. Ele frisou que Itabuna, por ser forte no setor de comércio e ter destaque como polo de serviços, também ganhará muito.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, disse que a FIOL é de grande importância para toda a região e, em especial, para a cidade de Uruçuca que será cortada pela ferrovia e já tem a economia aquecida, agora, no período de construção com a instalação de um dos canteiros de obra no município.
O ministro Rui Costa, lembrou que na década de 60, a ideia da ferrovia foi concebida pelo engenheiro baiano, Vasco Neto, que, sem a tecnologia atual, fez o desenho do traçado da ferrovia desde Ilhéus, banhada pelo Oceano Atlântico, até o outro lado da América do Sul, no Oceano Pacífico. Por enquanto, a médio prazo, o objetivo do Governo do Brasil é fazer a ligação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste com a Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Figueirópolis, no Tocantins. Rui destacou o empenho do presidente Lula para que a obra seja concluída e que ela já faz parte do novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
Para o governador Jerônimo "“É a concretização de um importante vetor de desenvolvimento logístico e econômico para a Bahia. A obra, em sua fase mais avançada, vai gerar cerca de 1.200 empregos para baianos e baianas, e o resultado vai trazer grande impulso para a nossa economia, com avanços no escoamento e exportação de setores estratégicos, como a mineração e o agronegócio”.
Em seu discurso, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu aos responsáveis pela obra que se dediquem ao máximo para que a inauguração possa acontecer até o final de 2026. "O que é que o Governo pode oferecer para o conjunto de empresários brasileiros e estrangeiros que querem investir num país como o Brasil. A primeira coisa que nós precisamos garantir para os empresários é uma coisa chamada estabilidade. Estabilidade política, econômica, jurídica e social", disse o presidente Lula.
Sobre a solicitação de um aeroporto internacional, Lula pediu que seja elaborado um projeto interessante, pois, segundo ele, é o que atrai dinheiro. Ele afirmou que Ilhéus merece um novo aeroporto.
Por Marcos Bezerra/TranscendNews