Prefeito eleito, Valderico Júnior, começa a montar seu secretariado.

As áreas jurídica, contábil-administrativa, de proteção à mulher e do interior foram as que tiveram seus titulares revelados.

NOTÍCIAS

Marcos Bezerra

11/30/2024

Em mais uma reunião com a imprensa de Ilhéus e região, desta vez no Opaba Praia Hotel, o prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Júnior, apresentou na manhã desta sexta-feira (29) as primeiras pessoas escolhidas para fazer parte de sua equipe de governo. Ele enfatizou que está sendo criterioso e que, até 1º de janeiro, dia da posse, terá todo o seu secretariado definido.

Destacou que, nos últimos dias, ele tem visitado os locais onde funcionam as secretarias, órgãos e autarquias do município e que se surpreendeu com a situação de abandono. Valderico Júnior disse que é preciso enxugar a máquina administrativa para que o município tenha governabilidade e que cortará na própria carne: pretende manter apenas 50% dos cargos do gabinete do prefeito. Com relação aos cargos de confiança, ele planeja uma redução de 20% a 30%.

Reafirmando o compromisso de seu governo com Ilhéus, Valderico Júnior ratificou que sua equipe terá o mesmo foco. Começou então anunciar os titulares das pastas:

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres vai ser comandada pela vice-prefeita eleita, Wanessa Gedeon, administradora e advogada com especialização em gestão pública e com histórico de militância na defesa da família e da mulher.

A Secretaria do Interior terá como titular José Victor, advogado com experiência em gestão pública e na área agrícola, ex-vereador e ex-secretário do interior. Com larga experiência, ele destacou que já traçou um plano inicial de emergência para atender às demandas urgentes dos distritos e povoados de Ilhéus.

A Procuradoria Geral do Município ficará a cargo do advogado, Michel Mendonça. Com mais de 11 anos de experiência na área do Direito, ele também já prestou assistência jurídica a vários municípios. É mestre em sustentabilidade ambiental e conservação da biodiversidade. Ele informou ainda os nomes de dois subprocuradores: Celso Portela e Jorge Cajueiro.

O administrador e técnico contábil, Humberto Nascimento, foi indicado para a Controladoria Geral do Município. Com grande experiência em gestão orçamentária e auditoria, ele já ocupou cargos importantes nesta área em prefeituras da região.

A Corregedoria Geral do Município terá o advogado, Paulo Landi, como titular.  Ele é especializado em direito penal e processual penal e tem experiência em consultoria política e assessoria parlamentar. Paulo Landi está se especializando em Direito Público Municipal.

São pastas que não têm o peso orçamentário de outras, a exemplo da Saúde e da Educação, mas não ficam atrás com relação à importância  na estratégia de gestão.

Por Marcos Bezerra/Transcend News

(No sentido horário) Valderico Júnior, Wanessa Gedeon, Paulo Landi, José Victor, Michel Mendonça (de pé) e Humberto Nascimento (sentado).

Foto montatem: Marcos Bezerra