Transporte público é "prato cheio".

Pré-candidatos em Ilhéus

NOTÍCIAS

3/26/2023

Os pré-candidatos, Valderico Júnior e Jerbson Moraes, expuseram suas ideias para diminuir os problemas do setor, em Ilhéus.

Assim como para vários aspectos da vida que nos levam a competir, na política não é diferente. Já dizia o saudoso Chorão do Charlie Brown Jr. "Eu me fortaleço na sua falha". Diante de um serviço de transporte público deficiente oferecido à população de Ilhéus nos últimos anos, com boa parte da frota sucateada, quantidade de ônibus insuficiente, poucos horários e estradas para os distritos necessitando de manutenção, alguns pré-candidatos  à sucessão municipal já começaram a explorar a questão e já propõem soluções.

Em entrevista, dia 23, ao programa Jornal do Meio Dia, da rádio Gabriela FM, o vereador, Jerbson Moraes (PSD), defendeu o rompimento dos contratos com as empresas que prestam serviço à cidade, dizendo que é a favor da realização de novas licitações, inclusive com licitação especial para o transporte coletivo para os distritos. Ele justifica que a cidade de Ilhéus é maior em território do que a capital, Rio de Janeiro. Sobre ser pré-candidato, ele explicou que é um caminho natural pela trajetória que fez, mas que está aberto ao diálogo com lideranças políticas.

No outro dia, o empresário, Valderico Júnior (União Brasil), em entrevista ao mesmo programa na rádio que dirige, ressaltou a importância desse serviço ser prestado com qualidade para a população e lembrou da época quando o seu pai, Valderico Reis, possuía empresa no setor. Disse que havia renovação da frota de 2 em 2 anos e a empresa foi considerada uma das melhores do país. Valderico Júnior defende a padronização dos veículos do setor, um estudo técnico que indique qual o caminho para que o serviço seja prestado de forma adequada na cidade e o uso da tecnologia para que o usuário tenha a comodidade de saber, através de aplicativo, aonde estão os ônibus de determinada linha, em tempo real. Ele respondeu ao questionamento de um ouvinte sobre a criação de uma estação de transbordo no Centro da cidade, dizendo ser a favor da ideia.

Durante a entrevista, Valderico Júnior, já formulou convite ao vereador, Tandick Resende (Cidadania), para conceder entrevista no mesmo programa e esclarecer mais pontos sobre a problemática do transporte em Ilhéus. A entrevista foi confirmada pelo vereador para segunda-feira, dia 27 de março, ao meio-dia. Vale lembrar que Tandick defende a criação de uma nova CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara Municipal, ideia não apoiada por Jerbson Moraes.

Alguns outros pré-candidatos em Ilhéus já lançaram seus nomes. Outros desconversam, a exemplo da secretária de educação do Estado, Ad´elia Pinheiro, que foi citada por alguns veículos de comunicação como provável nome à sucessão municipal. Questionada pela reportagem do TranscendNews, a ex-reitora da UESC e ex-secretária de saúde da Bahia disse estar focada na missão dada a ela pelo governador, Jerônimo Rodrigues.

Por TranscendNews

Relacionadas