É considerável a credibilidade das redes sociais nas corridas eleitorais
Análise de dados adequada dá ao cidadão uma ideia do cenário político num determinado momento da campanha.
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Cresce a Influência das Redes Sociais nas Corridas Eleitorais
Através de uma avaliação criteriosa, a exemplo da que nosso site fez na última matéria, (relembre aqui) é possível que o público tenha uma ideia mais clara e fundamentada sobre os candidatos, aumentando a credibilidade do processo eleitoral. Comparar a análise da plataforma em questão (Instagram) com os resultados divulgados por pesquisas eleitorais, só reforça o aumento da confiabilidade da dinâmica observada na rede social.
A abordagem científica utilizada gera ferramentas que ajudam a direcionar campanhas, repensar estratégias e definir novos apoios, assegurando que os candidatos possam se conectar efetivamente com suas bases eleitorais.
Dentre as 3 cidades analisadas, Ilhéus foi a que teve a disputa mais acirrada e emocionante, onde a dinâmica da corrida redefiniu posições. A candidata Adélia Pinheiro manteve os 40% da preferência observados nas curtidas nas publicações do Instagram. A vitória de Valderico Júnior, que estava com 30%, foi determinada pela desistência do Coronel Resende (Tinha 5%) e pela adesão de grande parte dos eleitores do candidato Bento Lima, principalmente após as 2 operações da Polícia Federal (PF) na cidade que impactou negativamente na campanha do candidato da situação. Bento que, pela análise do TranscendNews, estava com 25% das intenções de voto, na realidade das urnas, caiu para 16,27%.
Itabuna quebrou um tabu de nunca ter reelegido um prefeito. Augusto Castro ampliou a preferência do eleitorado. Pela averiguação realizada, com publicações até o dia 26 de setembro, na conta do candidato em rede social, ele possuía cerca de 40% das intenções. Finalizada a totalização, ontem (06), Augusto alcançou 58,95% dos votos válidos. Já Fabrício Pancadinha, demonstrou ter 35% dos votos pelo Instagram, mas a votação de domingo o deixou com apenas 26,73%. Ressaltamos, mais uma vez, que os mais de 90 mil seguidores do deputado frente aos 58 mil do prefeito, não condizem com o resultado da eleição.
Na capital baiana, como esperado, Bruno Reis se reelegeu facilmente. Ele ampliou de 68% (análise da rede social) para 78,67% a preferência junto aos eleitores. A surpresa foi o candidato, Kleber Rosa, ter alcançado a segunda colocação (10,43%), enquanto que o candidato apoiado pelo Governo Estadual, Geraldo Júnior, ficou com 10,33%.
Com a implementação de métodos adequados de análise da rede social, a credibilidade nas corridas eleitorais pode ser significativamente aprimorada. Nas eleições, a transparência dos dados analisados e a forma como essa informação é utilizada pode fazer a diferença na escolha do eleitor. Portanto, a utilização da análise de dados se torna não apenas uma estratégia, mas uma necessidade para garantir um processo eleitoral mais justo e fundamentado, onde o eleitor fortalece suas convicções e fica imune ao bombardeio de notícias falsas e também a algumas pesquisas encomendadas.
Por: Marcos Bezerra/TranscendNews